A 5ª onda (a trilogia) - Resenha




Depois da primeira onda, só restou a escuridão.Depois da segunda onda, somente os que tiveram sorte sobreviveram.Depois da terceira onda, somente os que não tiveram sorte sobreviveram.Depois da quarta onda, só há uma regra: não confie em ninguém.Agora “A Quinta Onda” está começando...Cassie está sozinha, fugindo dos Outros. Ela vive em uma Terra devastada, onde qualquer pessoa, até mesmo uma criança, pode ser o inimigo. Um inimigo que parece humano, que espreita em todos os lugares, pronto para aniquilar os últimos sobreviventes. Permanecer sozinha é permanecer viva – Cassie acredita nisso até encontrar Evan Walker. Mas será que ela pode confiar nele? Será que ele pode ajudá-la a resgatar o irmão? Chegou o momento em que Cassie deve escolher entre a esperança ou o desespero, entre enfrentar os Outros ou se render ao seu destino, entre a vida ou a morte. Entre desistir ou lutar!


    Nossa, como eu amo esse livro! Preciso explicar algo para vocês. Muitas resenhas que estou postando são de livros que já li há algum tempo. Como eu já li toda a trilogia da Quinta Onda achei melhor fazer um post com todos os três livros. Então, caso você ainda não tenha lido todos fique ligado, porque vou avisar quando estiver dando algum spoiler sobre a continuação do livro.


 "A 5ª onda", do autor Rick Yancey, é uma ficção científica que narra a história de um grupo de jovens durante a chegada dos Outros na Terra. O livro começa intercalando capítulos de flash-back com capítulos sobre o presente dos personagens - confesso que fiquei agoniada com isso, porque quando lia algo que aconteceu no "antes" já queria saber as consequências do "depois". kkk. Além disso, o livro não é narrado por um único personagem, de modo que conhecemos um pouco sobre cada um dos participantes da história.

Descobri o livro por meio de uma resenha e como amo ficção científica, principalmente as que evolvem o assunto abordado pelo autor, quis lê-lo na mesma hora. Na época em que li o filme já tinha sido lançado, mas só quis assistir depois de ler. Para quem viu o filme e não leu o livro: se você gostou, leia e se você não gostou, leia também, porque a adaptação passou por muitas alterações, então, o enredo está bem diferente do original. Além disso, o livro é sempre melhor e, no caso da Quinta Onda, explica coisas que não foram explicadas no filme.

Cassiopeia, a protagonista, é uma jovem americana comum que mora com seus pais e seu irmão mais novo. Tudo era completamente normal até acontecer a primeira onda, que é o grande "apagão". Muitos acidentes acontecem com a queda de energia repentina, mas as coisas começam a piorar mesmo após a segunda onda. Então, o livro conta como os personagens vão lidando com o caos instalado no mundo. O mais interessante é que nem todos escolhem o mesmo caminho, cada um corre para um lado. Alguns fazem como a amiga de Cassie e vão para a Flórida, porque, já que todos vão morrer, é preferível morrer andando em uma montanha-russa, outros, como a protagonista, fogem para abrigos e lutam ao máximo para se manterem vivos e unidos.

 Geralmente, falo muito sobre as histórias em minhas resenhas, mas nesse caso, realmente, não posso revelar muitos detalhes. "A 5ª onda" foi uma viagem inesquecível para mim. Sério! Eu posso dizer que é meu livro preferido ou, pelo menos, um dos meus preferidos - vocês sabem como é difícil escolher, né? Yancey provoca reflexões profundas com sua escrita, de forma que você passa a olhar para a vida e toda a sociedade de maneira diferente. Meu Deus, quantas citações filosóficas tirei desse livro! Tenho apenas três certezas: você vai chorar lendo, você vai se apegar aos personagens e você vai refletir muito por meio das palavras do autor.



            CUIDADO!!! 

Caso você não tenha lido o primeiro livro da trilogia, não leia esta resenha, porque pode conter spoilers!


Cassie Sullivan e seus amigos sobreviveram às quatro ondas de destruição provocadas pelos Outros. Agora, com a raça humana quase exterminada e a 5ª Onda encobrindo a Terra, os sobreviventes devem escolher: encarar o inverno e esperar o retorno de Evan Walker ou partir à procura de abrigo antes que o inimigo os alcance. Porque o próximo ataque é mais do que possível – ele é inevitável. Os homens ainda não viram as profundezas até onde os Outros podem descer nem os Outros viram a que alturas a humanidade pode se erguer. Esta é a derradeira batalha entre vida e morte, esperança e desespero, amor e ódio.

Bom, minha crítica sobre esse livro é que, realmente, assim como muitos comentários que li, também achei a história meio parada em "O Mar Infinito". Porém, posso dizer que esse é, dos três livros, o meu preferido. Sei que parece contraditório, mas eu amo muito o segundo. Apesar de ser um livro de transição para o último livro da trilogia e, por isso, ser um pouco monótono, fatos importantes acontecem nessa parte do enredo. Além disso, Yancey explica muitas coisas que não foram explicadas no primeiro livro, bem como não para de incitar grandes reflexões. O leitor se pega pensando sobre a relação dos seres humanos com a Terra e como estamos a destruindo. O autor também aproveita para falar mais sobre o passado de alguns personagens, que ganham mais espaço no segundo livro. Sabe o que também não faltou? Lagrimas! Novamente, fiquei emocionada com a leitura.





                CUIDADO!!!

Caso você não tenha lido os livros anteriores, não leia a resenha, porque ela contém spoilers sobre o enredo.

O Brilhante Final Da Trilogia Épica A 5ª Onda!
O inimigo são os Outros. O inimigo somos nós mesmos. Eles vieram até nós porque querem a Terra. Vieram para acabar conosco. Vieram para nos salvar. Eles não inventaram a morte, mas a aperfeiçoaram. Deram um rosto a ela, porque sabiam que era a única maneira de nos exterminar. Por quê? Quem são eles realmente? O que querem de verdade?
Atrás de tantas perguntas e enigmas, há uma verdade: Cassie foi traída. Zumbi, Especialista, Nugget também. E todos os 7,5 bilhões de habitantes da Terra. Traídos pelos Outros, traídos por si mesmos. E tudo terminará onde começou – no campo de batalha que é o coração humano.
Nos últimos dias da Terra, os sobreviventes precisarão decidir o que é mais importante: salvar a si mesmos... ou salvar o que nos torna humanos.
Do fenômeno mundial Rick Yancey, A Última Estrela invoca triunfo, perda e ações implacáveis nesta trama sensacional que narra como o destino da humanidade é decidido.

    Acho que "A Última Estrela" foi o livro da trilogia que mais me fez chorar. Não chorei só pelos acontecimentos, mas também porque sabia que era o último livro e nunca mais teria novidade sobre aqueles amigos que acompanhei. Rick Yancey consegue fazer o leitor simpatizar com os personagens e se apegar a cada um deles. Senti que vivi toda essa jornada, presenciei cada luta, cada morte, todas as pequenas alegrias e cada momento engraçado. Até a Especialista, que no início julgava como "fria" me conquistou nos últimos livros. Uma das coisas que me deixou muito feliz foi como o autor não deixou buracos, ele respondeu todas as perguntas que os leitores tinham sobre a chegada dos Outros na Terra, sobre como eles são e como era a vida deles em seu antigo habitat. Além disso, o autor não esquece de deixar sua marca registrada e provoca novas reflexões por meio de suas palavras e pensamentos. A maior parte delas, nesse livro, são focadas na questão da humanidade. O livro explora o fato dos seres humanos terem perdido sua humanidade - seus sentimentos, tais como o amor, o medo e a empatia - e começarem a agir de maneira fria, automática e quase animalesca. A dúvida, a desconfiança e a crueldade reinam, ganhando, assim, cada vez mais espaço na vida da sociedade. É aí, então, que Yancey embasa seu pensamento, de modo a esclarecer a moral da história. Inclusive, em um trecho o autor chega a comparar a força física da Especialista com a força "emocional", assim diria, de Cassie, no qual a primeira assume para a segunda que não é tão forte no que se refere ao amor, à lutar pelos que ela ama. "A Última Estrela" mostra que o objetivo do livro era realmente causar reflexões sobre nossa relação com as pessoas a nossa volta, nossa relação com a Terra e todo o ecossistema, principalmente com as florestas e os animais, bem como é preciso que a humanidade permaneça sempre unida, sabendo viver em coletivo e, acima de tudo, sentindo. Somente assim é possível sobreviver. Profundo, né?

Essa foi a minha viagem pela série "A 5ª onda"! Espero que vocês aproveitem tanto quanto aproveitei. Comentem aqui o que vocês acharam da leitura (caso já tenham lido) ou o que você espera dessa aventura (caso não tenham lido).

Bjs, Likka

Comentários

Postagens mais visitadas