Para Todos Os Garotos Que Já Amei (O Filme) - Resenha

 Hoje, pensei em trazer uma resenha sobre a adaptação do livro "Para Todos Os Garotos Que Já Amei" produzida pela Netflix. Bom, para começar, quero deixar claro que já li toda a trilogia e tenho um amor imenso por essa história, assim como por todos os personagens. Eu me identifico muito com o jeitinho tímido e sensível da Lara Jean e me apeguei muito às irmãs Song. Então, como eu tenho um carinho grande por esse universo criado pela Jenny Han, estava muito ansiosa para assistir o filme. Queria saber TUDO, o que estava no filme, o que estava fora, quais seriam os atores e, principalmente, queria saber se a adaptação seria fiel ao livro ou simplesmente esmagaria meu mundo (como algumas adaptações fizeram).




          Estava tão nervosa para saber como o filme estava, que assisti no dia em que a Netflix liberou. Geralmente, quando vejo uma adaptação sempre acho o livro melhor que o filme. Eu não sabia o que esperar, mas tinha muito medo de que mostrassem uma história completamente distinta da do livro, o que me incomoda MUITO. Felizmente, a Netflix não cometeu esse erro! Claro, que como todos os outros livros que foram adaptados para o cinema, muitas cenas e detalhes foram deixados de lado, o que sempre causa aquela dorzinha no coração dos leitores. No entanto, é obvio que isso aconteceria, porque, convenhamos que é impossível transformar um livro de 388 páginas numa longa metragem de mais ou menos 1h30min de duração sem perder NADA da versão original. Logo, os produtores tiveram muita preocupação em não realizar grandes mudanças na história (infelizmente, não podemos dizer o mesmo sobre alguns filmes, como Divergente, por exemplo).




             Quais partes do livro foram cortadas do filme?
      CUIDADO! Se você ainda não viu o filme ou ainda não leu o livro, não leia, porque contém spoilers!


1- Lara Jean & Peter





      A diferença no primeiro beijo de Lara Jean e Peter: nas duas situações, o motivo é o mesmo, a jovem quer mostrar que não está interessada em Josh, o namorado de sua irmã. Então, a personagem vê como unica saída beijar Kavinsky. A mudança está na forma e local em que o fato ocorre. No filme, ela derruba Peter durante uma aula de educação física. No livro, Lara pula, em Peter e o beija no meio do corredor, depois de dizer para Josh que estava namorando com o garoto mais popular do colégio. Além disso, quando Peter recebe a carta de Lara Jean e vai conversar com ela na aula de educação física, no livro, ele quer mais é deixar claro que não tem herpes e não dizer que um lance entre eles nunca daria certo. Bem como, em vez de fugir ao ver Josh chegando, Lara Jean é confrontada por ele no meio do corredor da escola. Quando ele começa a fazer perguntas que ela não quer responder, a garota avista Peter e pula em cima dele, beijando-o. 

As verdadeiras intenções de Peter: No filme parece que Peter quer causar ciúmes na Gen para que, assim, possam reatar o relacionamento. Porém no livro o jogador usa a situação em que Lara se encontra (mostrar para Josh que ela não o ama) só para irritar Gen e mostrar para a jovem como o relacionamento deles realmente acabou.

O romance: Algumas cenas acabam ficando de fora no roteiro. Um exemplo seriam as interações entre Peter e Lara numa loja de antiguidades e durante a comemoração do Halloween, na escola, quando Covey tem que explicar que não dá para ela se fantasiar de Mary Jane asiática, só para combinar com o figurino de Homem-Aranha dele, porque sempre acham que ela está fantasiada de algum personagem de mangá. Além disso alguns detalhes fofos foram deixados de lado como o carro de Peter. No livro, Peter é dono de um Audi, mas pega emprestado o Jipe de sua mãe para conseguir dar carona para Lara e Kitty todos os dias. 

2- O Josh






Josh & Lara: Essa é uma das maiores diferenças entre o filme e o livro. No filme, Lara Jean é apaixonada pelo namorado de sua irmã mais velha. No livro, o mesmo acontece, só que Josh também tem uma queda por Lara Jean. Quando recebe a carta da jovem, o garoto fica confuso e confessa que era apaixonado por ela antes de começar a namorar Margot. A confusão fica ainda maior quando ele beija Lara Jean enquanto eles montam a árvore de Natal. Sabe a discussão entre Peter e Josh do lado de fora da casa da Covey? No livro, ela é mais tensa e acontece durante um recital natalino organizado pela família de Lara Jean, onde Peter e Josh brigam por ciúmes de Lara e Margot acaba descobrindo que o ex-namorado beijou sua irmã e, obviamente, fica decepcionada com ambos.
Além disso, A presença de Josh no livro acaba sendo pequena, mas o rapaz "gente boa" tem mais atitude na versão original, assim como também tem muitos ciúmes de Kavinsky.
3- Lara Jean e seus Hobbies

Os maiores hobbies de Lara Jean foram levemente deixados de lado no filme. No livro, ela é uma ótima cozinheira e vive pegando receitas em livros e revistas antigos de sua mãe, inclusive Peter ama seus biscoitos. Ela arrasa ao assar bolos e biscoitos e também ama fazer scrapbooks. 
4- Lara & Gen
Em qualquer versão, Gen é má com Lara Jaen. Porém, no livro ela não a odeia pelo selinho durante um jogo de 'girar a garrafa'. No livro, a patricinha até tem um bom motivo. O primeiro beijo de Lara e Peter ainda é inocente, mas acontece escondido, numa iniciativa de Peter. Gen acaba vendo tudo, sem nenhum deles perceberem, e guarda rancor, já que Lara era sua melhor amiga e sabia como ela gostava do menino.
5- As Irmãs Covey



No livro, todas as três possuem traços coreanos, mas no filme essa característica parece ser apenas de Lara Jean, o que pode incomodar alguns fãs do livro. 
Sobre Kitty: No livro, Kitty tem 9 anos e não 12, como mostram no filme. A mudança, porém, permite que a personagem participe ainda mais e torna possível apresentá-la de maneira bem girlpower, o que não é bem retratado no livro. Além disso o irmãozinho de Peter, Owen, não fala nada no filme, mas no livro ele é tão irônico quanto Kitty e até mesmo provoca Lara Jean.
Kitty e as cartas: A principal mudança na adaptação é como o filme deixa claro quem enviou as cartas, desde o início. Ao contrário do livro, onde isso é um mistério por uma grande parte da história. As motivações de Kitty também são mais simpáticas no filme do que no livro, porque mesmo a ideia sendo louca, tudo que ela queria era ajudar a irmã. Já no livro, Kitty se vinga de Lara, porque a irmã ameaçou revelar como a pequena também tinha uma quedinha por Josh.
       6 - Jonh Ambrose      





     


    John Ambrose tem uma participação no filme bem diferente da que recebeu no livro. O personagem aparece no primeiro livro e chega a trocar um "oi" com Lara Jean, mas não é o rapaz que vai até sua casa e sim o contrário. Curiosa, Covey o procura em um evento da escola, mas após o encontrar ela sai correndo. Então, só conhecemos o personagem no segundo livro da trilogia. Porém, achei a ideia da Netflix bem criativa, parece que eles quiseram conectar o início do segundo livro ao final da adaptação do secundo.

    7- O final 






      No livro, o final é deixado em aberto. Lara Jean escreve uma nova carta para Peter, como no filme, mas não entrega. Só sabemos se ela entregará a carta ou não no segundo livro. Assim, a reconciliação só ocorre depois, na varanda da casa de Peter e não no campo de lacrosse.
Além disso, outro fato que foi alterado no final foi o caso do ofurô. No primeiro livro, ocorre um rumor de que os dois teriam transado e o vídeo da cena do ofurô só é exposto no segundo livro. Peter mente sobre ter um parente advogado e retiram o vídeo do ar, mas Covey continua sendo zoada na escola. Porém, um certo dia, o vídeo é exposto na escola durante uma apresentação. Então, Kavisky a defende diante de todos os alunos, o que, no filme, ocorre naquela cena do corredor.



 Enfim, mesmo não sendo idêntico ao livro, o que é impossível, a adaptação foi bem construída, com diálogos retirados do livro e tentou ser fiel a história. Assistam o filme e se apaixonem por esse universo fofo criado pela Jenny Han!


Comentários

Postagens mais visitadas