Você Tem A Vida Inteira - Resenha


       
                As vidas de Ian, Victor e Henrique se encontram de uma forma inesperada. Ian conhece Victor no dia em que recebe o resultado de seu teste rápido de HIV. Os dois são universitários. Victor está envolvido com Henrique. Ian está solteiro. Os três são gays. Dois deles têm a vida atingida pela notícia de um diagnóstico positivo para o HIV. Um não tem o vírus. Um está indetectável. Dois estão apaixonados. Henrique é mais velho e, depois de Victor, pensou que poderia acreditar de novo em alguém. Victor têm medo do que o amor pode trazer para a sua vida.Ian sequer sabe se será capaz de amar. Os três são, ao mesmo tempo, heróis e vilões de uma história que não é sobre culpa, mas sim sobre amor, amigos e sobre como podemos formar nossas próprias famílias.

                Olá! Estou de volta com mais uma resenha! Desculpem por todo esse tempo sem postar, mas estou cursando o terceiro ano do ensino médio e, por conta disso, não tenho muito tempo para escrever no blog.
                Bom, dessa vez trouxe uma resenha do livro nacional "Você tem a vida inteira" do autor Lucas Rocha. Já tinha escutado algumas pessoas falando sobre o livro e os comentários eram sempre positivos, então procurei a sinopse e decidi lê-lo. Comprei o livro depois de uma palestra do autor junto com a autora Iris Figueiredo na Biblioteca Parque de Niterói - que, inclusive, foi incrível - sobre a literatura jovem contemporânea  e a formação de novos leitores. Não sabia o que esperar desse livro, mas no final acabei apaixonada pela história e pelos personagens.
                "Você tem A Vida Inteira" conta a história de Ian, Victor e Henrique. Tudo começa quando Ian recebe seu teste de HIV, o qual deu positivo, ao encontrar outro universitário que também fez o teste. Victor fica aliviado ao saber que seu exame deu negativo, mas fica comovido com o choque de Ian ao receber o seu diagnóstico e, então, consola o rapaz desconhecido. Como Victor estava apavorado antes de receber o resultado, a pesar de ter se protegido durante a relação com Henrique, que é soropositivo, ele se identifica com o sofrimento de Ian e resolve ajudá-lo. Assim, Ian conhece Henrique, que já passou pela fase que o jovem precisa enfrentar, e; dessa maneira, nasce uma amizade entre esses três rapazes.
                  Cada capítulo do livro é narrado por um dos personagens, de forma que é possível conhecer um pouco sobre a história e a família de todos. Além disso, conhecemos personagens com personalidades fortes e muito engraçados como Eric e Sandra, por exemplo. O autor também contextualiza a questão da homofobia e do preconceito enfrentado pelos soropositivos de maneira muito real e sensível. Outro fator que torna a história mais real e acolhedora, é o fato dos acontecimentos se passarem no Rio de Janeiro e em Niterói, frequentando universidades federais como a UFF. É tão legal ler e se identificar com os personagens e ver o reflexo das pessoas que você conhece sendo apresentado como característica de alguns integrantes do livro. Isso permite que o leitor enxergue como essa realidade é próxima, bem como permite notarmos é possível escrever uma história dentro do perfil dos livros YA americanos sem que ela se passe em NY, LA, etc.

             Enfim, leiam esse livro! Comentem aqui o que vocês esperam dessa leitura e, no caso de já terem lido, o que você achou.
           Bjs, Likka.

         


Comentários

Postagens mais visitadas