A Joia (Cidade Solitária - vol.1) - Resenha




Joias significam riqueza, são sinônimo de encanto. A Joia é a própria realeza. Para garotas como Violet, no entanto, a Joia quer dizer uma vida de servidão. Violet nasceu e cresceu no Pântano, um dos cinco círculos da Cidade Solitária. Por ser fértil, Violet é especial, tendo sido separada de sua família ainda criança para ser treinada durante anos a fim de servir aos membros da realeza. Agora, aos dezesseis anos, ela finalmente partirá para a Joia, onde iniciará sua vida como substituta. Mas, aos poucos, Violet descobrirá a crueldade por trás de toda a beleza reluzente – e terá que lutar por sua própria sobrevivência. Quando uma improvável amizade oferece a Violet uma saída que ela jamais achou ser possível, ela irá se agarrar à esperança de uma vida melhor. Mas uma linda e intensa paixão pode colocar tudo em risco! Em seu livro de estreia, Amy Ewing cria uma rede de intrigas e reviravoltas na qual os ricos e poderosos estão mais envolvidos do que se possa imaginar, e onde o desejo por saber o destino de Violet manterá o leitor envolvido até a última página.


 Cidade Solitária, onde os fatos ocorrem, é divida em cinco círculos, cada um deles separado por uma muralha. O círculo externo, o Pântano, é onde vivem os operários e as pessoas mais humildes, o quarto círculo é a Fazenda, o terceiro é a Fumaça, onde as fábricas se localizam. Já segundo círculo é o Banco, onde ficam as lojas e o comércio em geral, e o círculo mais interno, a Joia, é o centro da cidade, onde vive a realeza. 

Tudo parece muito organizado. Porém, a nobreza passa por um grande problema, porque as mulheres têm dinheiro e muito luxo, mas passaram a ter muita dificuldade para engravidar, o que gerou grande preocupação, já que as famílias queriam deixar herdeiros para ficar com suas riquezas e continuar a linhagem. O estranho é que algumas garotas do Pântano que vivem em extrema miséria têm algumas características que as tornam especiais. Algumas meninas nascem com poderes, chamados de Presságios, e, por conta disso, podem gerar filhos. Então, as garotas que demonstram ter essa habilidade são levadas para um local, onde aprendem a usar e desenvolver seus presságios. Assim, todo ano acontece um leilão, no qual a nobreza escolhe uma jovem que possa gerar um bebê para sua família. Quanto mais alta a classificação de uma jovem, que é dada de acordo com suas habilidades, mais cara ela é.
"A Joia" conta a história de Violet Lasting que foi comprada por uma das mais ricas e influentes mulheres, a Duquesa do Lago. A jovem se torna um bem da Duquesa, a qual promete cuidar bem de Violet desde que ela sem comporte e faça sua determinada função. A garota é muito humilhada pela Duquesa, sofre violência e é exposta para a sociedade como um animal de estimação, mas enfrenta isso tudo e tenta realizar sua função da melhor forma possível. Além disso, Violet tem que lidar com Garnet, filho da nobre, que parece ser meio descontrolado, a sobrinha que nunca consegue  casar e Ash Lockwood, o acompanhante da sobrinha, por quem a protagonista acaba se interessando. A única chance de Violet sobreviver a essa confusão parece ser alguns dos funcionários da casa, que podem vir a se tornar cúmplices da jovem.
"A Joia" é narrado por Violet, de modo que conhecemos bem a personagem e seus sentimentos durante o acontecimento de todos os fatos. Além disso, os personagens criados pela autora são interessantes e alguns podem ser muito misteriosos.  A leitura demora a ficar dinâmica, mas terminei com muita vontade de já começar a ler a continuação.
Você já conhecia esse livro? Comentem!

Bjs, Likka

Comentários

Postagens mais visitadas