Céu Sem Estrelas - Resenha



Cecília acabou de completar dezoito anos, mas sua vida está longe de entrar nos trilhos. Depois de perder seu primeiro emprego e de ter uma briga terrível com a mãe, a garota decide ir passar uns tempos na casa da melhor amiga, Iasmin. Lá, se aproxima de Bernardo, o irmão mais velho de Iasmin, e logo os dois começam um relacionamento.Apesar de estar encantado por Cecília, Bernardo esconde seus próprios traumas e ressentimentos, e terá de descobrir se finalmente está pronto para se comprometer. Cecília, por sua vez, precisará lidar com uma série de inseguranças em relação ao corpo — e com a instabilidade de sua própria mente.


    Olá, viajantes literários!

   Hoje trouxe uma resenha de "Céu Sem Estrelas" da autora nacional Iris Figueiredo. Esse foi o primeiro livro que li da autora, mas a experiência que tive foi tão prazerosa que certamente vou ler outras obras de sua autoria. Meu amor por esse livro foi à primeira vista. Por acaso, vi um post da Seguinte anunciando o lançamento, li a sinopse e gostei do enredo na mesma hora. Como a Iris fez uma palestra na Biblioteca Parque de Niterói, tive a oportunidade de conhecê-la e lucrei uma tarde muito divertida junto com outras leitoras.

  Bom, "Céu Sem Estrelas" conta a história de Cecília, que acaba de fazer 18 anos e recebe de presente discussões e problemas.  Crescer nunca é fácil, não é mesmo? Então, por conta de alguns problemas em sua casa, ela decide passar um tempo na casa de sua melhor amiga, Iasmin, e lá ela acaba reencontrando Bernardo, irmão mais velho de Iasmin e seu crush desde criança. Convivendo com a família da amiga, Cecília acaba se aproximando de Bernardo e os dois acabam se envolvendo. Porém, o rapaz nunca quis um relacionamento sério, já que teme as consequências de um romance à longa data, até porque não tem o melhor exemplo de casamento perfeito em sua casa. Além disso, a protagonista não está em seu melhor momento. A vida de Cecília está um caos e ser magoada só faz a tempestade piorar.

               Uma história brilhante sobre encontrar a sua força mesmo quando não há esperanças. Iris escreve com uma sensibilidade incrível e dá voz aos jovens que vivem a busca constante pelo seu lugar no mundo. - Vitor Martins, autor de Quinze dias.

    Não tem como não concordar como o comentário feito por Vitor. Iris trata de questões importantes em seu livro, como por exemplo a questão dos transtornos mentais, que atingem milhares de jovens no Brasil. Mas a autora não para por aí! Ela também fala sobre a gordofobia e sobre como é viver insegura com seu próprio corpo.

     
                    Ser gordo ia muito além de ser uma massa de gordura. As pessoas me encaravam e automaticamente calculavam quanto peso ganhei  ou perdi desde a última vez que nos vimos. Tinham sugestões de dietas, piadinhas prontas que "não eram para ofender", diziam que meu rosto era tão bonito e se eu emagrecesse um pouquinho... Aquilo me deixava louca. 

       Além disso, a autora trata de todo o assunto com muita delicadeza, de modo que não é possível não se sentir representado por seus personagens. O romance foi bem escrito e nada acontece de maneira forçada, como aqueles em que tudo ocorre muito rápido. Iris apresenta bem os personagens, aprendemos um pouco sobre a característica de cada um e quando o leitor menos esperar, já estará sentindo que faz parte do livro também.


                         Descobri que minha força sempre estava dentro de mim - eu só não dava muita atenção a ela. 


      E aí? Gostaram? Alguém já conhecia o livro? Comentem!

     Bjs, Likka

Comentários

Postagens mais visitadas