Com amor, Anthony - Resenha




Em seu novo romance, a autora best-seller de Para sempre Alice e Nunca mais, Raquel conta a história de Anthony. Ao dar voz ao rapaz autista, Lisa Genova permite que ele releve os segredos por trás do funcionamento de sua mente: por que ele odeia pronomes, mas ama o número 3 e balanços, como ele experimenta a rotina, a alegria e o amor. E é a voz desse rapaz que vai guiar duas mulheres em sua jornada inesquecível para descobrir as verdades universais que unem a todos nós. “Uma história comovente que não tem medo de abordar grandes questões.” —Booklist “Há um momento na história que um dos personagens se vê tão imerso em um livro que perde a noção do tempo. Os leitores do novo livro de Genova vão se ver na mesma situação.” —Kirkus Reviews “Convincente… Comovente.” —Publishers Weekly “Uma história profundamente emocionante sobre o poder do amor e a importância da união e da comunicação.” —Cape Codder “Às vezes, tentar ‘consertar’ alguém não é a melhor solução. Às vezes, amar – e Genova se refere à total e incondicional aceitação do outro, sustentada por uma boa dose de fé – é suficiente. Este livro emocionante trata disso.” —Bookreporter “O autismo é como uma charada sem resposta, cujos efeitos são inúmeros, misteriosos e confusos. O mesmo pode ser dito sobre o amor. Este livro ampliou minha percepção das duas condições, me fazendo sentir com a mente e pensar com o coração.” —Jamie Ford, autor best-seller de Um hotel na esquina do tempo.

"Talvez seja a promessa do verão. Depois de um inverno longo e sombrio que avançou primavera adentro, talvez o narciso seja um sinal de que o verão vai chegar de novo. A Terra vai girar e dar a volta no Sol, os relógios vão andar mesmo que Olívia não os ajuste, e o tempo vai avançar. O inverno vai acabar. Isso também há de passar. Existe a promessa de um recomeço. Os narcisos vão florescer aos milhões, e a vida voltará para a ilha."



Eu não acreditava que fosse gostar desse livro, pensei que a história e o enredo não fossem me prender. Mas fui surpreendida por uma ótima abordagem do tema central que é sobre um menino autista.  A narrativa é intercalada entre Olívia (o seu diário na época que Anthony era vivo) e a Beth (com o livro que ela está escrevendo inspirada em Anthony).

Com amor, Anthony conta a história de duas mulheres extremamente fortes que passam por problemas na família, a Olívia (mãe do Anthony) e a Beth (que vê o Anthony quando ainda tinha três anos).
Olivia e David eram casados e tinham um vida estável e feliz, até ao nascimento de Anthony. Os três primeiros anos do menino eram tranquilos até que os pais começaram a perceber que ele era diferente. Os anos iam passando e Anthony balançava as mãos e gritava ao invés de falar. Tinha problemas com mudança de rotina e gostava que TUDO estivesse em ordem caso contrário ficava muito irritado. Ele não gostava de contato físico e nem de olhar as pessoas nos olhos. Suas paixões eram assistir ao desenho Barney e seus amigos, e enfileirar pedras (específicamente brancas e bem redondinhas).

Pela rotina dos pais de Anthony ser muito cansativa tendo que cuidar dele e dar conta dos demais (trabalho e casa), o relacionamento entre Olívia e David iam se esfriando. Quando o casal consegue lidar e aceitar as limitações do filho, Anthony, aos oito anos, morre de forma trágica, o que serve de gota d'água para que o casamento de Olívia e David fosse destruído (se separam). Com isso Olívia se muda para uma ilha em Nantucket, em busca de ficar sozinha, sem os olhares de pena da família e simplesmente por se isolar mesmo.

Em paralelo, Beth passa por uma crise em seu casamento quando descobre que Jimmy - seu esposo - a trai, a mais ou menos um ano com Angela que trabalha junto com ele no bar Salt.

O mais louco é que Olívia e Beth não imaginam que suas vidas estão tão ligadas, e que juntas vão descobrir coisas que irão transformar suas vidas e restaurar os seus corações feridos devido as circunstâncias da vida.

Não tenho o que criticar negativamente este livro. A forma em que é narrada por Beth tudo aquilo que Anthony desejaria falar - e não tinha voz para isso - possibilita sentir tudo o que ele sentiu sendo autista. Fica claro as limitações e os porquês de tudo aquilo que Anthony faz.

Eu gostei e aprendi muito com este livro. Espero do fundo do meu coração que você sinta tudo aquilo que eu senti, e até mais que eu. Se sentir vontade de chorar, então chore. Se deixe levar pela incrível história que a autora Lisa Genova escreveu!

Beijinhos no coração vocês, Jaya!

Comentários

Postagens mais visitadas